02.07.2013
Ana Soares reflete sobre o que é escrever para os jovens do século XXI e apresenta a coleção Olimpvs.net no volume VI da revista do Externato Cooperativa da Benedita.
«Recordo a forma como Sophia conta ter começado a escrever para crianças: “(…) os meus contos para crianças surgiram (…) quando os meus filhos tiveram sarampo e tinham que estar quietos. Eu tinha que lhes contar histórias e comecei a ficar muito irritada com as histórias que lia.”. Não foi assim no meu caso – embora possa deixar de reconhecer a influência dos meus filhos neste processo e não sejam também poucas as vezes que me irrito com alguns livros.
A escrita da coleção Olimpvs.net nasceu antes da confluência de vários fatores: a paixão pela leitura e escrita; a amizade e cumplicidade com a Bárbara (coautora da coleção); enquanto professora, a experiência da escola; enquanto mãe, a partilha da leitura com os meus filhos. E foi muito fácil idealizar o projeto que hoje conta já com quatro volumes editados.
Sabíamos bem que queríamos uma temática nuclear forte e não tivemos muitas dúvidas em assumir que esta seria a mitologia. Estava, assim, resolvida a questão do tema e personagens. Por um lado, são inúmeras as referências a este universo com as quais convivemos diariamente: os ténis Nike (deusa da vitória) ou o modelo automóvel Clio (musa da história e da criatividade), por exemplo. Por outro, a experiência de ambas com crianças e jovens mostrava-nos que a mitologia grega, peça basilar da cultura europeia, está também muitas vezes presente nas brincadeiras das crianças. Os piões, cartas, jogos e bonecos dos mais pequenos recuperam muitas destas criaturas fantásticas. Todavia, as mesmas surgem desenquadradas das histórias que lhes deram origem. Assim, o projeto Olimpvs.net ganha corpo, procurando nas suas aventuras ir para além de meras peripécias de um grupo de amigos e ao assumir como pano de fundo as histórias e figuras da mitologia clássica, sempre associadas a problemas da atualidade, de forma a recuperar o maravilhoso universo da mitologia.»